08 setembro 2009

Orgulho de ser nordestina

Quem é nordestina (o) como eu, sabe como é chato ter que ouvir o tempo todo o quanto São Paulo é uma cidade perfeita....coisa que, certamente não é...mas...whatever...quase todos os programas de TV, em especial os da Globo, quando se referem à São Paulo fazem questão de dizer que ela é a maior cidade do Brasil... que sua vida cultural é isso e aquilo etc; por outro lado, nem precisa ser muito astuto para perceber nas entrelinhas (se bem que nem há tanta sutileza assim...) que o Nordeste é visto como região de segunda categoria...o quintal do Sudeste.

Acho que só perdemos, na categoria renegados, para a região Norte, já que desta pouco se sabe e nós, brasileiros, muitas vezes nos referimos à ela com semelhante assombro e estranheza com que os europeus se referiam ao Novo Mundo (sobre europeus e Novo Mundo, há um filme excelente: 1492 – A descoberta do paraíso..mostra a saga de Colombo para descobrir um novo caminho para as Índias....fotografia belíssima, atuação apaixonada e trilha sonora de Vangelis...)...penso que os monstros marinhos do Atlântico de ontem são os mistérios da floresta amazônica e seus habitantes de hoje...

Acho essa visão do Nordeste ainda mais injusta quando penso que o Sudeste tem no seu alicerce o sangue e o suor nordestino, além de tantos outros, mas somos quase sempre chamados de preguiçosos...indolentes....farristas....ignorantes....etc....termos pejorativos não faltam quando se referem aos nordestinos, em especial aos baianos. Mais ou menos assim: é legal ir pra Bahia no Carnaval, curtir os trios eletricos, as praias....mas quando o assunto é mais "sério"...ai não...aquilo lá é um atraso!. Com certeza por isso me irritei tanto com as aparições e as declarações chulas, em rede nacional, daquela criatura ignóbil cujo episódio graças ao pai que nos protege...foi esquecido.


Mas porque mesmo eu lembrei disso? Ai meus hiperlinks...

lembrei!


A Copa é nossa, dizem as manchetes...embora saibamos que esse “nossa” não é tão amplo assim...a Copa será de São Paulo ..do Rio de Janeiro...terá jogo aqui em Salvador, mas sabe-se lá quem vem jogar aqui...costumo brincar dizendo que aqui jogarão Somália X Afeganistão...rs...
Eu já disse que há tempos me desiludi com a seleção e deixei de torcer...vejo a Copa apenas, só, somente só pelo futebol, esporte que gosto muito...também gosto das seleções africanas que, ao meu ver (bastante leigo, diga-se de passagem) ainda jogam aquele futebol alegre e leve, como se toda partida fosse uma pelada em campo de barro e não um negócio de milhões...eles se esforçam, se divertem, sorriem, mexem com a torcida...muito diferente da coisa morna que eu vejo a seleção do Brasil fazer... quando futebol era futebol, jogador não recusava convocação pra nada, nem pra amistoso...hoje eles ficam fazendo doce...façam-me o favor...

Cara, quer estragar uma coisa? Bote dinheiro no meio...se for muito dinheiro..aí é só descer a ladeira...

Ok, eu já me demorei muito...preciso aprender a ser sucinta, especialmente para lidar com os 140 caracteres do twitter...


 
P.S: Às vezes até eu tenho medo das minhas associações...rs

P.S 2: A foto acima foi tirada do site do Correio da Bahia...da seção vc no Correio (foto de um leitor) 

Até mais!

Nenhum comentário: