12 junho 2011

Das minhas leituras...

Acho que já comentei por aqui que estava lendo...quer dizer, relendo O Hobbit de J.R.R.Tolkien.



Falar desse livro me faz lembrar que a primeira vez que o li, queria tanto, mas tanto lê-lo, que o fiz na tela do PC todas as 297 pags....de noite, quando voltava do trabalho, com os olhos ardendo e a coluna reclamando.

Nessa ápoca a grana estava bem curta...curta mesmo...mesmo...mesmo.... e assim gastar com livros era um luxo ao qual eu não podia me dar. Essa era uma das coisas que me machucava muito. Enfim, um tempo depois, numa dessas promoções maravilhosas do Submarino, comprei O Senhor dos Anéis, O Hobbit e O Silmarillion e pude, finalmente, reler minhas queridas obras primas de Tolkien, pois a trilogia SDA eu havia lido, logo depois do Hobbit emprestado de uma amiga.

Toda a obra de Tolkien é uma leitura deliciosa e que eu recomendo sempre...para ler e reler.

Assim que acabei, comecei um outro livro: Guerra dos Tronos (é, isso mesmo....o da série da HBO!), que faz parte da série Crônica de Gelo e fogo. 


O autor, George R.R. Martin, está sendo chamado de "o novo Tokien". Ok, odeio esse tipo de denominações, assim como detesto as entrevistas do autor que parece fazer questão de mostrar como sua obra é "evoluída" do que a de Tolkien. Isso sinceramente me faz querer saber pouca coisa da vida dele, porque me incomoda que a pessoa não seja capaz de mostrar ao mundo a qualidade de seu trabalho sem atacar o trabalho brilhante de outra pessoa.

Mas o que eu vim dizer aqui é que ainda estou no começo do livro, por volta da pag 180 (sim, é o começo, pq o livro tem quase 600 pgs...rs), mas já acho que devo recomendar a leitura porque de fato vale muito à pena, se você gosta do gênero épico de fantasia, é claro. O enredo é instigante, você devora as páginas sem nem sentir, os diálogos são bem construídos, assim como o delineamento dos personagens é feito de modo que você realmente começa a conhecer as peculiaridades de cada um. O ritmo da narrativa é dinâmico: você lê como se estivesse vendo um filme e eu, que sou super visual, amei isso porque as imagens vão aparecendo na minha frente de uma forma maravilhosa. Uma coisa que achei curiosa e muito interessante é que os capítulos não têm um nome que nos indique o que vem a seguir, como normalmente acontece, mas aqui cada capítulo recebe o nome de um personagem......do personagem que será o foco daquele capítulo. 

A série será composta de 7 livros.....mas aqui no Brasil só foram publicados, por enquanto, 2 deles. Em outra promo do Submarino....rs.....comprei os dois, então, assim que for caminhando......darei notícias da leitura.

Até mais!

P.S: Ah, e sobre a série? Continua excelente! Super bem adaptada, com aquele padrão HBO que a gente já conhece. Há reproduções de diálogos exatamente como estão nos livros. Também amei isso! Pra quem quiser ver, o nome é Game of thrones. No www.serieslider.com vocês encontram os episódios organizados, com imagem excelente e com legendas feitas pela melhor equipe que eu já vi! (*não, este post não foi patrocinado ou recebeu jabá...rs)


Nenhum comentário: