16 fevereiro 2012

Já é Carnaval, cidade!

Pois é, já é Carnaval em Salvador. Na verdade, desde ontem (suspeito que desde 31 de dezembro...rs) os blocos de marchinha já desfilam pelas ruas, mas hoje, quinta-feira, será feita a abertura oficial da festa.

Dá licença, poeta, que a praça...agora é do folião!




Esse ano o tema do Carnaval tem tudo a ver com o blog:



Todos os circuitos estão decorados com temas e personagens de seus livros, os cantores e cantoras também vão se inspirar no nosso amado Jorge para dar o tom e as cores da festa.

Para quem não é daqui, pode ficar meio confuso, mas eu explico. Nós temos três circuitos:

1. O Pelourinho, o centro histórico de Salvador, aquela imagem das casinhas coloridas que todo mundo já viu em fotos. Nele circulam as bandas de sopro e blocos ao som de marchinhas. É lindo...tudo decorado como nos grandes bailes, as pessoas fantasiadas, jogando confete e serpentina. Uma festa à moda antiga.

2. Barra - Ondina, o circuito que vai do Farol da Barra até a praia de Ondina...os trios e foliões (dentro ou fora da corda) desfilam lado a lado com o mar. É um circuito lindo, sempre tem apresentações mágicas e confesse que presenciei dois momentos inesquecíveis lá: o desfile da bateria da Mangueira, à noite, e o desfile dos Filhos de Ghandy no por do sol. Surrealmente belo.

3. Campo Grande. Esse eu deixei para falar por último, não apenas por ser o mais antigo, mas também por ter sido onde vivi os melhores Carnavais...porque não dizer, alguns dos melhores momentos da minha vida. Avenida Sete, Relógio de São Pedro, Praça da Piedade, Praça Castro Alves, Rua Carlos Gomes...

O circuito andou meio decadente, com as grandes estrelas (e as medíocres também) migrando para a Barra. Felizmente começou um processo de revitalização da "Avenida", como é mais conhecido esse circuito. Ele é o mais longo, o mais antigo e, sinceramente...o mais lindo. Eu tenho ficado na Barra nos últimos carnavais porque lá ficava em camarote, enquanto na Avenida era na rua, mas vou confessar...nunca foi a mesma coisa. 

Deixo para você o vídeo promocional da campanha de revitalização e digo, muito feliz:







Um beijo e até mais!

Nenhum comentário: