23 abril 2012

Dia Mundial do Livro

Olá pessoas!

Hoje se comemora o Dia Mundial do Livro






Para mim, de fato, é um dia a se comemorar porque gosto não apenas de ler, mas também do objeto livro, de seu formato, forma de manuseio, cheiro, detalhes; gosto de me surpreender e me encantar com as capas, passear pelas sinopses, admirar estantes em livrarias, bibliotecas ou sebos.


Eu vejo a febre dos e-books e me pergunto se um dia me renderei a ela. Acho improvável já que, para mim, leitura é sinônimo de papel e lápis (nunca grafite...rs), anotações, rabiscos, idas e voltas nas folhas; é reler a mesma frase 3 vezes, fechar o livro sobre o peito e refletir, com um sorriso tímido, o modo como aquilo ecoa em mim. É sentir a aspereza das páginas e limpar as mãos antes de tocá-las para que não se engordure. É vibrar com a chegada de um livro novo, despi-lo do plástico protetor e aspirar seu inconfundível aroma, tão bom como cheiro de carro novo, brisa de mar, roupa lavada e madrugada.

Não vou aqui fazer nenhum campanha contra e-books ou coisa do tipo; sou adepta das facilidades que a tecnologia pode nos oferecer. Apenas entendo que sou uma pessoa que precisa estabelecer algum tipo de conexão emocional com seus objetos, que precisa que eles tenham história (onde foram comprados? quando? em que situação? foram presente? Têm dedicatória - pois é, e-books não têm dedicatória...). 


Sou uma pessoa de livros físicos e não de e-books. Além do mais, como disse Umberto Eco "eletrônicos duram 10 anos; livros, 5 séculos".

Eu sei que não vou durar 5 séculos, mas gosto de saber que os livros irão.

---

DICA:



Aproveitando a oportunidade, quem estiver nas cidades de Porto Alegre, São Paulo, Salvador e Recife, deve ficar atento pois a L&PM Editores fará uma ação especial HOJE, em comemoração ao Dia Mundial do Livro, deixando livros “perdidos” por essas capitais, em locais públicos.

 Quem achar, leva pra casa de “presente”.


Bacana, não? ;)

Para mais informações, acesse:

Um comentário:

Gabi Pinheiro disse...

Parabéns a todos os leitores :D