24 junho 2012

Manias de leitor (a): quais são as suas?


Olá pessoas!




Antes de falar do assunto do post, eu gostaria de desejar Feliz São João

Enquanto escrevo isso, lembro de duas amigas que não entendem essa expressão e questionam o fato de que as pessoas desejem "Feliz São João" como quem deseja "Feliz Natal". Eu, que estou bem no ritmo Clarice "viver ultrapassa todo o entedimento", não quero saber se está certo ou errado, afinal, em tempos como estes em que as pessoas vibram tanto com jornalismo policial sensacionalista ("pega a bacia que lá vem sangue!", avisa um desses programas daqui de Salvador...) e UFC, eu quero é mais que a gente posso desejar coisas boas, felizes, tendo lógica ou não.

*me intriga muito mais o fato de comemorarmos a véspera desses eventos (23 de Junho, 24 de Dezembro) e não o dia...mas, enfim, whatever*


Nesse exato momento, enquanto vocês me lêem, eu estou no meu plantão junino, por isso, sejam fofos, aceitem o convite do final e comentem. Quando chegar em casa, ficarei toda serelepe! \o/



Vamos lá! 

O post de hoje é bem pessoal e fala das minhas manias como leitora. Manias, eu tenho um monte, em vários aspectos. Posso mesmo dizer que minha vida é uma coleção de pequenos detalhes aos quais me apego, às vezes por força do hábito, que me impele a seguir a rotina há tanto estabelecida; às vezes por um apego fascinado às minúcias que  me particularizam e comunicam ao mundo: esta sou eu, para o bem ou para o mal. 


Algum dia é até possível conversarmos sobre isso, quem sabe num momento de disposição extremada de fazer jus ao nome do blog. Mas hoje, como já disse, falarei daquilo que delineia meus costumes como leitora. Antes de ter o blog, eu havia me dado conta de uma ou outra, mas de uns tempos para cá passei a observar o tanto de coisas que eu costumo fazer quando compro um livro e/ou começo a lê-lo. 

Vamos lá?

1. Cheiro o livro assim que o compro/recebo (este item é normal, acho que quase leitor faz, tanto que já lançaram até perfume com cheiro de livro!);

2. Manuseio o livro, dando uma folheada, antes de ler, para ir me acostumando a ele (sim, eu preciso me familiarizar com os objetos, qualquer que seja ele, como se houvesse um período de transição entre ele ser da loja e ser meu);

3. Olho quantas páginas tem o livro;

4. Dou uma olhada malandra na última página, mas, com habilidade suficiente para não ler, sob risco de um spoiler bombástico;

5. Sempre anoto nas laterais, marcando as passagens engraçadas ou que me fizeram lembrar de outro livro, filme ou série, frases de efeito, palavras que não conheço, links que fiz, ideias que surgiram etc;

6. Antes de ler o capítulo, olho quantas páginas ele tem (item fundamental para a mania a seguir!);

7. Não paro de ler no meio do capítulo. Se não for dar tempo, eu nem começo um novo capítulo;

8. Preciso saber quantos anos tinha o autor ou autora quando escreveu o livro;

9. Preciso saber há quanto tempo o livro foi escrito;

10. Olho o título original e comparo com a tradução;

11. Uso o mesmo marcador de livro em livro, até ele se desgastar;

12. Leio um livro de cada vez. Nunca, jamais, em tempo algum leio dois ou mais em paralelo;

13. Quando termino a leitura, tento relacionar/interpretar o título e a capa;

14. Dou intervalo de, pelo menos, um dia entre o término de um livro e o começo do outro, como se fosse uma espécie de limpeza de disco.


P.S: Os comentários da Millena e da Melissa me fizeram lembrar de mais duas coisas. Se eu lembrar mais, atualizo vocês:

15. Eu uso aquelas fitas adesivas coloridas para marcar algumas passagens;

16. Eu não empresto livros. Ok, me achem egoísta ou qualquer coisa pejorativa do tipo; admito que sou um ser falho em questões de evolução espiritual e desapego. tentarei melhorar isso em outra vida, mas nessa sinto que não vai dar.rs...



Agora que vocês conheceram um pouquinho das minhas manias, gostaria muito que topassem responder: quais são as suas manias de leitor?

Um beijo e até mais!

Nenhum comentário: