20 agosto 2013

O menino da mala (Lene Kaaberbol e Agnete Friis)

Imagine um livro com uma sinopse super interessante...mas com um título com o qual você implica a cada olhada.

Foi isso que aconteceu quando eu comecei a ler O menino da mala, livro das autoras dinamarquesas Lene Kaaberbol e Agnete Friis, enviado pela editora parceira Arqueiro.

O livro conta a história de Nina Borg, uma enfermeira que trabalha numa clínica que atende refugiados vítimas dos mais variados tipos de violência. Nina tem 2 filhos e um marido já saturado da sua inconstância e desejo de salvar o mundo. Um belo dia Nina recebe uma ligação da amiga Karyn pedindo que ela vá até um guarda- volumes e pegue algo. O que a enfermeira não sabia é que a “encomenda” seria uma mala e, dentro dela, haveria um menino de 3 anos nu e dopado.

O que fazer? Para onde ir? De que quebra-cabeças maior esta criança seria parte?

Para essas perguntas, Nina corre em busca de respostas e, no caminho, passa por muitos perigos, com risco de perder sua vida, sua família, sua reputação e a si mesma.

Nina é a personagem principal e, ao redor dela, várias histórias vão sendo costuradas, o que considero que as autoras tenham feito de modo muito bom. Fiquei presa à história, ligadas aos becos e vielas pelos quais fui conduzida. A narrativa é bem feita, tensa, veloz; os parágrafos curtos dão dinamismo à história e os personagens vão se sucedendo e aparecendo de forma equilibrada. Agradou-me ver uma história com um cenário bem diferente dos livros que circulam por aí; o clima de Copenhagen é mais sombrio, mais denso e dá um gostinho mais misterioso ao enredo.

O menino da mala é o primeiro livro de uma série e fiquei pensando se a personagem terá força para se sustentar como pilar numa série onde todos os demais são apenas passageiros. Incomodou-me a impressão de que uma personagem secundária tivesse mais presença e força que a protagonista Nina (os momentos mais esperados, para mim, era aqueles que narravam a vida de Sigita).

Vale ressaltar que a história de O menino da mala começa e termina nesse livro, deixando um gancho para uma próxima história, mas com outros personagens e outros dilemas.

Um beijo e até mais! :)

Para saber mais sobre o livro: http://www.editoraarqueiro.com.br/livros/ver/215
Leia aqui um trecho: http://www.editoraarqueiro.com.br/

Informações:

O menino da mala
Autoras: Lene Kaaberbol e Agnete Friis

Título Original Drengen I Kufferten
Tradução Marcelo Mendes
Páginas 256
Formato 16 x 23 cm

Lançamento 10/07/2013

Nenhum comentário: