11 outubro 2013

A queda de um anjo (Afonso Cruz)

Olá pessoas!


Hoje trago as impressões de mais um conto da Biblioteca Digital do Diário deNotícias, um site português que propôs a alguns autores que escrevessem contos a serem disponibilizados gratuitamente, às quartas e sábados, por um determinado período.

O conto de hoje é A queda de um anjo, do autor Afonso Cruz.

Eu não havia lido a sinopse desse conto e fui com a cara e a coragem, empolgada depois de ler Quartos de Hotel, da Inês Pedrosa e apreensiva depois de não ter entendido lhufas de A Moeda de Gonçalo M. Tavares.

A queda de um anjo traz a narrativa, feita por uma mulher, de sua descida do Paraíso rumo ao Inferno, pois, se no Paraíso ela não poderia encontrar seu amado marido...que espécie de Paraíso era esse?!

O Afonso Cruz tem uma narrativa fluida, suave, embora carregada de melancolia; a mulher conta pedaços de lembranças, memórias de uma marcada pela opressão, mas, na qual ela encontrou poesia em meio à aridez. Em um misto de negação do sofrimento por necessidade de sobrevivência social, existencial, subjetiva, fui acompanhando sua descida, sem saber aonde ia dar, ou se ia dar, mas hipnotizada pela delicadeza contida em cada passagem.



O final é uma surpresa. Mesmo. Forte, dura, crua e bela.

Leitura mais que recomendada!

Para ler este e outros contos, é muito simples: você se registra, gratuitamente, no site e pode baixar os contos dos autores portugueses, escritos especialmente para o projeto. Clica no link no começo do texto que você chega lá rapidinho.

E aí, tá esperando o que? :)

Nenhum comentário: