02 outubro 2013

Inverdades (Alex Luna)



Olá pessoas,

hoje eu trago comentários sobre um livro que me proporcionou o encontro com textos deliciosamente bem escritos.

Acredito que algumas das melhores coisas nós encontramos exatamente quando não estamos procurando; foi assim que eu encontrei o “Inverdades - Pequenas manifestações divinas em folhas de chá, marcas de sangue e manchas de batom”, vagando pela amazon e dando de cara com esse título sensacional.

Inverdades é uma coletânea de contos em que o autor Alex Luna nos apresenta 16 histórias criativas, tocantes, sensíveis, inusitadas e que, página após página, me fizeram querer saber o que mais havia pela frente.

Adorei o jogo das metáforas que não caíram nos extremos de fugirem completamente ao entendimento do leitor ou nadarem na mais completa obviedade; achei muito divertido e instigante relacionar os títulos às historias e ver os sentidos costurados.

Gostei de todos os contos, claro que uns mais que outros, e, falaria de um por um, mas acho que o livro merece que eu deixe vocês curiosos e coloque apenas o meu TOP 5:



1. Cronos, onde o Alex já abre o livro enfiando o pé na porta; é de uma beleza triste, extasiante e tem um final um surpreendente:

2. Chih Nu, que eu não me conformava de terminar porque era tão bom, tão bom, mas que, ao mesmo tempo, eu sentia que era redondo, perfeito;

3. Atalanta, o único e mais improvável a me fazer chorar por lembrar o meu próprio amor pela música;

4. Judas: tão doce na sua aridez;

5. São Jerônimo Penitente, um dos textos mais inusitados e divertidos que eu li nos últimos tempos.

Como bônus, porque, sim, eu sempre roubo nas listas de TOP5, incluo Polifemo e sua genialidade que só fez sentido quando, em outra leitura (achando o que não procurava, again!), descobri quem era Polifemo, sua relação com Ulisses e o enigma do ninguém. \o/

Destaco ainda as ilustrações belíssimas feitas pela Cristina Santos e o fato de que o livro é bacana desde a dedicatória, irônica, bem humorada, mas sem perder o toque de doçura e sensibilidade.

Vocês encontram este e outros escritos do autor na http://amazon.com.br e em www.tarrask.com/qualquer

Informações:

Inverdades - Pequenas manifestações divinas em folhas de chá, marcas de sangue e manchas de batom (ebook)
Autor: Alex Luna
Edições Qualquer coisa de triste
2012

Nenhum comentário: