22 fevereiro 2014

Descobrindo séries de TV: My mad fat diary

Olá pessoas,

vamos falar sobre séries de TV?

Eu não sei bem como encontrei, acho que foi por um gif no tumblr (ou porque tinha Oasis na trilha sonora?!), mas fato é que o título e sinopse me chamaram atenção e eu resolvi baixar a primeira temporada de My mad fat diary, série que estreou em 2013.

A série traz a história de Rae, uma jovem de 16 anos, obesa, que acaba de sair de uma instituição de saúde mental e precisa se reinserir na sua vida, o que inclui reencontrar a amiga Chloe, que agora tem novos amigos, a mãe, que está apaixonada pelo novo namorado e toda uma série de desafios da vida em grupo.


Em duas tardes devorei os 6 episódios da temporada 1 e, assim que terminar este post, correrei para ver o primeira episódio da temporada 2. 


Poderia dizer que amei a série, que super recomendo – isso é verdade. Mas, eu também poderia dizer que é uma série adolescente – e estaria limitando a produção. 


Então, eu vou listar 5 motivos pelos quais vocês deveriam assistir My mad fat diary:

1. A série se passa nos anos 90, começa, mais especificamente em 1996, o que quer dizer que os relacionamentos não eram mediados por celulares e redes sociais. Isso diz muita, muita coisa!

2. Os personagens são extremamente humanos e não um bando de adolescentes amontoados nos extremos de a) vidas perfeitas ou b) completamente destruída. Eles são falhos, encantadores, engraçados, solitários, inteligentes, sensíveis, reais;

3. O cenário não é uma escola! (pelo menos não no início!) \o/ O enredo se desenrola em outros ambientes e isso permite a fuga de vários clichês enfadonhos e pobres de séries adolescentes;

4. As sessões de terapia são verossímeis. Apesar de alguns exageros que se justificam por ser uma ficção, gostei muito do personagem terapeuta e da relação que ele estabelece com os pacientes. Como profissional de saúde mental, dá pra refletir sobre bastante coisa;

5. Os diálogos são bem escritos, sensíveis, emocionais na medida certa, mas tb fortes, incisivos, cortantes, ágeis.

Bom, se nenhum desses argumentos convenceu vocês, vou usar um bônus infalível: My mad fat diary é uma série inglesa. Digam a verdade, vocês conhecem alguma série inglesa....ruim?!

Assistam e depois me contem o que acharam, ok.

Um beijo e até mais!


Nenhum comentário: